Área Exclusiva

Esqueci minha senha

COORDENAÇÃO TÉCNICA

 

 

Prof. Alfrêdo Gomes Neto (IFPB)

Prof. Alfrêdo Gomes Neto (IFPB)

Resumo Biografia
Coordenador Técnico Geral.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB,1986 ? atualmente Universidade Federal de Campina Grande, UFCG) e pós-graduação (mestrado (UFPB, 1989), doutorado (UFPB, 1994)) em Engenharia Elétrica, na área de micro-ondas, na mesma Universidade. Em 1993 realizou parte do seu doutorado (doutorado sanduíche) no ENSEEIHT, INPT, Toulouse, França, para onde retornou em 2005, realizando o estágio pós-doutorado. Desde 1989 é professor do Instituto Federal da Paraíba, IFPB, onde foi um dos fundadores do Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado, GTEMA. Atuou como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UFRN de 2004 até 2010. No IFPB atua no CST em Sistemas de Telecomunicações, no curso de Engenharia Elétrica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. É membro da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, SBMO (atual vice-presidente), e do Institute of Electrical and Electronics Engineers, IEEE (Senior Member). Atuou até 2008 como colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, na área de avaliação da educação superior. Coordenou em 2000 o Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e em 2012 o MOMAG 2012. De 2009 a 2015 foi Tutor do Grupo PET de Engenharia Elétrica do IFPB, do qual foi o fundador. De 2015 a 2019 atuou como Professor Coorientador de Doutorado no Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal. Participar como coorientador dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFCG e da UFPE. É revisor de diversos periódicos internacionais e nacionais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos em planares, antenas, propagação, FSS e sensores.
Prof. Fernando José da Silva Moreira

Prof. Fernando José da Silva Moreira

Resumo Biografia
Coordenador da área Antenas e Propagação.
Nascido em 1967 na cidade do Rio de Janeiro. Engenheiro Eletricista (ênfase em Telecomunicações, 1989) e mestre em Ciências em Engenharia Elétrica (1992) pela PUC-Rio e Ph.D. em Engenharia Elétrica (1997) pela University of Southern California (USC), Los Angeles, EUA. Desde 1998 é Professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia da UFMG. É também coordenador do Grupo de Antenas, Propagação e Teoria Eletromagnética (GAPTEM). Seus interesses residem nas áreas de antenas (análise e projeto), propagação de ondas de rádio e eletromagnetismo aplicado. Atualmente é Membro Sênior do IEEE e membro da Eta Kappa Nu. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) de 2014 a 2016.
Prof. Daniel Basso Ferreira

Prof. Daniel Basso Ferreira

Resumo Biografia
Coordenador da área Micro-Ondas.
Possui graduação em Engenharia Eletrônica (2009), mestrado em Telecomunicações (2011) e doutorado em Micro-ondas e Optoeletrônica (2017) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Atua na área de antenas e radiofrequência desde o último ano da sua graduação, com foco no projeto, especificação e teste de antenas e circuitos de radiofrequência destinados a sistemas de comunicação sem fio e sistemas de defesa eletrônica. Entre as suas realizações, destacam-se o projeto de uma rede de antenas impressas com diagrama de irradiação reconfigurável eletronicamente, o desenvolvimento de um programa computacional para predição do desempenho do autodiretor de um míssil antirradar e o projeto de um par de antenas com alta isolação para radioaltímetros. Já trabalhou como Engenheiro de Desenvolvimento na Fundação CPqD e na Mectron. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Micro-ondas e Optoeletrônica do ITA.
Prof. Evandro Conforti

Prof. Evandro Conforti

Resumo Biografia
Coordenador da área Optoeletrônica.
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1972), mestrado em Master of Applied Sciences - University of Toronto (1978), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e pós-doutorado na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, USA (1992-1994). Atualmente é Professor Titular Permanente Colaborador da Universidade Estadual de Campinas. O Prof. Conforti é Coordenador do Projeto Temático da Fapesp/MCTI (contrato 2021-06569-1), no valor de 4 milhões de reais, intitulado "Tecnologias Estratégicas para Internet de Alta Velocidade", com duração até 31/07/2028. É Coordenador do Universal CNPq 402081/2023-4 no valor de 192.000 Reais, na área de Circuitos Integrados Fotônicos para Aplicações em Internet Ultrarrápida e Redes 5G/6G, com vigência até dez. 2026. Participa como Pesquisador no Projeto Fapesp de Equipamentos de Laboratório Multiusuário (Processo 2022/11596-0) no valor de 13 milhões de reais, com equipamento de testes de sistemas ópticos com 65 GHz de banda, com duração até 31/07/2030. O Prof. Conforti foi Líder da Área de Sistemas e Pesquisador Principal do Projeto Temático Fapesp, 2015/24517-8, intitulado "Fotônica para Internet de Nova Geração",(Coord. Prof. Hugo Figueroa). Foi Coordenador geral do projeto "Comunicações Ópticas Coerentes", Processo Fapesp PITE- PadTec 2007/56024-4, no valor aproximado de 2 milhões de Reais, encerrado em abril de 2015. Participou como Coordenador da área de Sistemas do Instituto de Fotônica para Comunicações Ópticas (FOTONICOM) ligado ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq/MCT, coordenado pelo Prof. Hugo Fragnito-IFGW-Unicamp. Foi também Coordenador do Lab. Associado Lapcom no Kyatera-Fapesp (Redes de alta velocidade, já encerrado - Processo 2003/08321-9). Participou também como Coordenador no Projeto encerrado no final de 2007 pertencente ao Projeto da Rede GIGA-Finep-MCT-CPqD . Foi ainda membro do Comitê Assessor do CNPq de 2003 a 2006. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Redes Totalmente Ópticas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicações ópticas coerentes, amplificadores ópticos a semicondutor, circuitos integrados fotônicos (PICs), geração de microondas e chaveamento eletro-óptico de alta velocidade


Voltar

ORGANIZAÇÃO

sbmo

INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA

unipampa

PATROCINADORES:

PRATA

RIGOL BRASIL

APOIO

TTP Indústria MecânicaEspaçoSignum Technologies

AGÊNCIA DE FOMENTO

cnpq
Logo
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICRO-ONDAS E OPTOELETRÔNICA

Área Exclusiva

Esqueci minha senha
Trip Propaganda