Medalha Giarola

Medalha Giarola

Prêmio de Mérito Acadêmico - Medalha Prof. Attílio José Giarola

 

A história da SBMO deve muito ao trabalho e dedicação do Prof. Giarola, cujo apoio foi fundamental às atividades da SBMO. Uma das formas de reconhecer o trabalho relevante e legitimado pela comunidade SBMO, foi instituir em sua homenagem uma medalha entregue anualmente a um pesquisador que se destaca na área de micro-ondas e optoeletrônica através da indicação dos associados.

 

Conforme aprovado na Assembleia Geral da SBMO em 2011, para concorrer à Medalha de Mérito Acadêmico Attílio José Giarola, cada candidato deverá:

1) Ter orientado pelo menos 10 teses de doutorado.
2) Desses 10 orientados, pelo menos 3 devem ser ou ter-se tornado também professores de ensino superior.
3) Ter um registro exemplar de publicações técnicas e científicas, incluindo congressos, periódicos, livros, patentes e demais publicações de relevância nas áreas de micro-ondas ou optoeletrônica.
4) Ter ministrado, pelo menos, 10 semestres de disciplinas de pós-graduação.
5) Ser associado regular da SBMO há pelo menos 10 anos.

Os procedimentos são:

1) Associado em dia com suas anuidades, poderá indicar candidatos enviando e-mail à secretaria da SBMO (sbmo@maua.br).
2) A SBMO nomeará uma Comissão anualmente, que avaliará os candidatos indicados.
3) A Comissão recomendará candidatos à Assembleia da SBMO, que será a responsável pela concessão ou não da medalha a candidatos recomendados.

 

Prof. Attílio José Giarola

Graduado em engenharia mecânica e elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1954, foi professor do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA) entre os anos de 1955 e 1957. Obteve o título do mestrado em 1959 e do doutorado em 1963, ambos pela Universidade de Washington, em Seattle (EUA). Paralelamente à sua carreira acadêmica, no período de 1958 a 1968, atuou como pesquisador cientista da Boeing. Logo depois, iniciou seu pós-doutorado na Universidade do Texas, concluído em 1974. Ingressou na Universidade de Campinas (Unicamp) em 1975, onde começou carreira como docente do departamento de Engenharia Elétrica – unidade que deu origem à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Logo após, ocupou a função de coordenador dos Cursos de Pós-Graduação, onde permaneceu até 1986. De 1985 até 1989 ocupou os cargos de presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO). Aposentou-se em 1993, porém continuou a atuar como professor colaborador na FEEC na UNICAMP e, em 1995, recebeu o título de professor emérito da UNICAMP. Publicou 80 artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de 218 trabalhos em eventos científicos. Seu legado científico e administrativo é destacado por amigos, colegas e ex-alunos. A vocação para a formação de recursos humanos qualificados foi lembrada por todos – ao longo de sua carreira, por exemplo, o professor emérito da Unicamp orientou 22 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado. A marca deixada pelo prof. Giarola, além da grande generosidade e educação, foi a competência demonstrada em sua vida profissional, como pesquisador e orientador. 

 

Agraciados com a Medalha de Mérito Acadêmico Prof. Attílio José Giarola

 

2012 - Medalha entregue no MOMAG2012, realizado em João Pessoa/PB
 

 

O Prof. Adaildo Gomes D’Assumpção foi o primeiro agraciado com a Medalha de Mérito Acadêmico Prof. Attílio José Giarola. Trabalhou com sistemas de radar e telemetria no Centro de Lançamentos de Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, RN. Desde 1976 é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo sido promovido para professor titular em 2000. Ao receber a medalha Giarola já tinha formado 14 doutores e 37 mestres. Atualmente, desenvolve atividades de ensino e pesquisa em superfícies seletivas de frequência, antenas, propagação, materiais cerâmicos, metamateriais, dispositivos EBG, comunicações sem fio, ondas milimétricas e terahertz. Coordena o Instituto Nacional de Comunicações sem Fio (INCT-CSF). Além de ser associado da SBMO, é membro da Sociedade de Teoria e Técnicas de Micro-ondas (MTT-S) e da Sociedade de Antenas e Propagação (AP-S), do IEEE desde 1982.  De 2000-2002, presidiu a Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica. Em 2011, coordenou a SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC 2011).


 

2013 Medalha entregue no IMOC2013

 

 

O Prof. Hugo Enrique Hernandez Figueroa é Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas desde 2005. É também Fellow da Optical Society of America – OSA e Associate Editor da IEEE Photonics Journal desde 2011. Atua como Coordenador de Área da FAPESP: Engenharias I, desde 2014. Ao receber a Medalha de Mérito Acadêmico Prof. Attílio José Giarola no IMOC2013 já havia orientado cerca de 24 teses de Doutorado e 35 dissertações de Mestrado. Publicou também cerca de 100 artigos em periódicos indexados. Sua atuação se concentra nas áreas de Engenharia Elétrica, mais especificamente fotônica integrada, fibras ópticas, antenas, micro-ondas, eletromagnetismo computacional, comunicações ópticas e telecomunicações.  


 

2014 - Medalhas entregues no MOMAG2014

 


 

O Prof. Evandro Conforti é Professor Titular Permanente Colaborador da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Recebeu a medalha Giarola no MOMAG 2014. Liderou inúmeros projetos na área de comunicações ópticas, incluindo comunicações coerentes, e criou infraestrutura experimental para estudos na área de dispositivos e sistemas ópticos. Foi ainda membro do Comitê Assessor do CNPq de 2003 a 2006. Formou cerca de 11 Doutores e 27 Mestres, sendo que vários deles se tornaram professores e pesquisadores. Tem grande experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Redes Totalmente Ópticas, atuando principalmente em comunicações ópticas coerentes, amplificadores ópticos a semicondutor, geração de micro-ondas e chaveamento eletro-óptico de alta velocidade.

 

 

 

O Prof. Marcelo Sampaio Alencar atuou por 18 anos como professor titular na Universidade Federal da Paraíba, UFPB e 14 anos na Universidade de Campina Grande, UFCG - PB. Atualmente é professor visitante na Universidade Federal da Bahia, UFBA.  Ao receber a Medalha Giarola em 2014 já havia orientado 13 teses de doutorado e 30 dissertações de mestrado. Vários dos profissionais formados pelo prof. Marcelo Alencar seguiram a carreira acadêmica. O professor Marcelo Alencar é também fundador e presidente do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações – IECOM e fundador e vice-presidente da Academia de Ciências da Paraíba, além de ser associado sênior do IEEE.

 

2015 - Medalha entregue no IMOC 2015

 

 

O Prof. Murilo Araújo Romero atua na Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP desde 1995, onde é professor titular desde 2008. Suas atividades em pesquisa em Engenharia Elétrica e Telecomunicações concentram-se em Comunicações Ópticas, Fotônica, Dispositivos Semicondutores e Engenharia de Micro-ondas (com ênfase na área de interface conhecida como fotônica de micro-ondas). Ao receber a Medalha Giarola havia concluído a orientação de 11 teses de doutorado e 13 dissertações de mestrado. O prof. Murilo Romero foi presidente da SBMO no período 2008-2010 e havia sido previamente editor-chefe do JMOe. Atuou como coordenador da área de Engenharias IV (Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica) e como membro titular do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes.

 

2016 - Medalha entregue no MOMAG 2016

 

 

O Prof. Hypolito José Kalinowski atualmente é Professor Titular-Livre no Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense. Atuou anteriormente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Curitiba-sede, onde se aposentou como Professor Titular e ainda atua como colaborador voluntário. Presidiu a Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e participou por diversas vezes de seu Conselho. Atuou em vários comitês assessores de agências de fomento (CAPES, CNPq, FINEP, Fundação Araucária) tendo ainda presidido o CA-Engenharias da Fundação Araucária e coordenado o CA-EE do CNPq. Tem grande interação com pesquisadores de outros países, tendo já coordenado 5 projetos formais de Cooperação Internacional (CAPES, CNPq) e realizado estadias em várias universidades. Já participou de bancas de doutorado em Portugal, Índia e Austrália. A interação nacional e internacional reflete-se em mais de 160 colaboradores em artigos, capítulos de livros e trabalhos publicados. Ao receber a Medalha Giarola já havia orientado 10 teses de Doutorado e 27 dissertações de Mestrado. Inúmeros doutores formados pelo professor Hypolito Kalinowski, tornaram-se professores e pesquisadores, além de ter inspirado outros alunos.

 

2017 - Medalha entregue no IMOC2017

 

O Prof. Luiz Alencar Reis da Silva Mello da PUC-Rio (CETUC), Decano do Centro Técnico Científico, foi agraciado com a Medalha de Mérito Acadêmico Attílio José Giarola em 2017. Possui 14 teses de doutorado orientadas, satisfazendo com folga os requisitos de trabalhos publicados, e demais requisitos para receber a medalha. Metade de seus antigos orientados são professores, incluindo as Instituições IME-Rio, UC de Petrópolis, UFRN, UFF, CEFET/RJ, CEFET/MG, e outras. É colaborador de longa data da SBMO, tendo sido muito ativo na organização dos vários congressos da SBMO no Rio de Janeiro e mesmo em outros locais. Durante o doutorado foi assistente de pesquisa no University College London (1984-1985). Atualmente é professor associado no Centro de Estudos em Telecomunicações e Decano do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi Vice-Decano de Desenvolvimento do Centro Técnico Científico (2006-2012), Coordenador Central de Planejamento e Avaliação Acadêmica da PUC-Rio (1995-2005; 2007-2012) e Pesquisador Visitante no Inmetro (2005-2006) onde coordenou a implantação da área de Telecomunicações.

 

 

 

Logo

Campus do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT
Praça Mauá, n°1 CEP:09580-900
São Caetano do Sul - SP
TEL/FAX: (11) 42388988
E-Mail: sbmo@sbmo.org.br

Área do Associado
Esqueci minha Senha
Trip Propaganda